Quase 500 carros elétricos estavam a bordo do cargueiro que pegou fogo na Holanda

Quase 500 carros elétricos estavam a bordo do cargueiro que pegou fogo na Holanda

Trabalho de combate ao incêndio mobiliza autoridades locais há três dias

AFP

publicidade

Pelo terceiro dia consecutivo, as autoridades holandesas continuam, nesta sexta-feira (28), tentando apagar um incêndio em um cargueiro com centenas de carros elétricos a bordo, para evitar uma possível catástrofe ecológica em seu litoral. A empresa de transporte K Line, que fretou o "Fremantle Highway", informou à AFP nesta sexta-feira que havia 3.783 carros novos a bordo, dos quais 498 são elétricos.

A causa do incêndio ainda não foi divulgada. Segundo o proprietário do navio, o grupo japonês Shoei Kisen Kaisha, citado por uma rádio holandesa (NOS), um dos 25 carros elétricos que o cargueiro transportava poderia ter causado o incêndio, que começou na madrugada de quarta-feira. A televisão privada RTL Nederland publicou ontem a gravação de uma conversa por rádio das equipes de socorro, datada do início das operações de socorro na quarta-feira, em que um dos seus elementos indica que o incêndio começou "na bateria de um carro elétrico".

A embarcação, que agora está 17 quilômetros ao norte da ilha de Terschelling, permanece presa a um rebocador para manter sua posição, informou a Guarda Costeira em comunicado nesta sexta-feira. Quatro outras lanchas de resgate também estão no local e um avião das autoridades sobrevoa a área para tirar fotos. Embora o fogo tenha perdido intensidade, as operações de extinção foram suspensas para evitar que o navio afundasse, disseram as autoridades no dia anterior.

O "Fremantle Highway", de bandeira panamenha, seguia para o oeste, mas na tarde de quinta-feira os socorristas aproveitaram uma mudança na direção da corrente para modificar sua trajetória e evitar que se aproximasse dos canais de navegação, segundo a Guarda Costeira. O navio incendiado, cuja tripulação é da Índia segundo a agência de notícias holandesa ANP, é um cargueiro de 18.500 toneladas que saiu do porto alemão de Bremerhaven para chegar a Port Said, no Egito, antes de retomar a rota para Singapura, seu destino final.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895