Quatorze imigrantes africanos morrem afogados na costa da Tunísia

Quatorze imigrantes africanos morrem afogados na costa da Tunísia

Outras 54 pessoas foram resgatadas após barco virar na costa do país

AFP

publicidade

Quatorze imigrantes da África subsaariana morreram afogados e 54 foram resgatados depois que o barco que os transportava virou na costa da Tunísia, anunciou a Guarda Costeira nesta quinta-feira (8). O naufrágio ocorreu ao largo de Sfax (centro-leste) na noite de quarta-feira, acrescentou a Guarda Costeira da Tunísia no Facebook.

A tragédia ocorreu no momento em que muitos migrantes de países subsaarianos querem deixar a Tunísia, após os comentários do presidente, Kais Saied, contra a migração clandestina. Em meados de fevereiro, Saied afirmou que a presença no país de "hordas" de clandestinos da África subsaariana era fonte de "violência e crimes".

Após este discurso, condenado por ONGs, inúmeros cidadãos de países subsaarianos foram alvo de ataques e tentaram recorrer às suas embaixadas para serem repatriados. Segundo dados oficiais, a Tunísia conta com mais de 21 mil pessoas oriundas de países da África subsaariana, a maioria em situação irregular, ou seja, menos de 0,2% de uma população de cerca de 12 milhões de pessoas.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895