Queda de avião da Air France durou três minutos e meio
Informação foi divulgada pelo Escritório de Investigações e Análise da França
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As conclusões iniciais do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês), baseadas na análise das caixas-pretas, revelaram que os pilotos constaram velocidades diferentes do avião em seus instrumentos. "Houve inconsistência" entre as velocidades mostradas no lado esquerdo e no sistema reserva de medições, informou a agência francesa. "Isso durou por menos de um minuto", apontou o BEA.
A agência afirmou que o avião entrou em uma zona de turbulência e, em seguida, o dispositivo que mostra a velocidade caiu de 275 nós para 60 nós. Depois, houve uma rápida queda em outro aparelho que indica velocidade na cabine de comando. Nesse momento, o avião voou para cima e começou a ganhar altitude. Apesar dessa ação corretiva do copiloto na posição do avião, ele começou a perder velocidade, o que ocorre quando a aeronave não recebe impulso suficiente da passagem do ar pela asa para permanecer no ar.
Dados iniciais enviados automaticamente por rádio pouco antes do acidente indicaram que o problema pode ter sido causado pelo congelamento dos sensores de controle de velocidade. "Apenas após longo e detalhado trabalho investigativo as causas do acidente serão determinadas e as recomendações de segurança, divulgadas", afirmou o BEA no relatório.
A fabricante do avião, Airbus, afirmou em comunicado que os dados divulgados hoje pelo BEA são "consistentes com os fatos publicados nos relatórios preliminares e parciais" do próprio escritório francês. A Airbus qualificou o novo material investigativo como "um passo significativo para a identificação da cadeia completa de eventos que levou a este trágico acidente". As informações são da Dow Jones.