Queda de avião da Air France durou três minutos e meio

Queda de avião da Air France durou três minutos e meio

Informação foi divulgada pelo Escritório de Investigações e Análise da França

AE

publicidade

Os registros das caixas-pretas do voo 447 da Air France, divulgados nesta sexta-feira, mostram que a queda do avião durou três minutos e meio e que o comandante da aeronave estava fora da cabine. A análise preliminar mostrou que o capitão estava descansando quando a emergência começou. O avião partiu do Rio de Janeiro e seguia até Paris, mas caiu na noite de 31 de maio de 2009. Todas as 228 pessoas a bordo morreram no acidente.

• Leia mais notícias sobre o acidente da Air France

As conclusões iniciais do Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês), baseadas na análise das caixas-pretas, revelaram que os pilotos constaram velocidades diferentes do avião em seus instrumentos. "Houve inconsistência" entre as velocidades mostradas no lado esquerdo e no sistema reserva de medições, informou a agência francesa. "Isso durou por menos de um minuto", apontou o BEA.

A agência afirmou que o avião entrou em uma zona de turbulência e, em seguida, o dispositivo que mostra a velocidade caiu de 275 nós para 60 nós. Depois, houve uma rápida queda em outro aparelho que indica velocidade na cabine de comando. Nesse momento, o avião voou para cima e começou a ganhar altitude. Apesar dessa ação corretiva do copiloto na posição do avião, ele começou a perder velocidade, o que ocorre quando a aeronave não recebe impulso suficiente da passagem do ar pela asa para permanecer no ar.

Dados iniciais enviados automaticamente por rádio pouco antes do acidente indicaram que o problema pode ter sido causado pelo congelamento dos sensores de controle de velocidade. "Apenas após longo e detalhado trabalho investigativo as causas do acidente serão determinadas e as recomendações de segurança, divulgadas", afirmou o BEA no relatório.

A fabricante do avião, Airbus, afirmou em comunicado que os dados divulgados hoje pelo BEA são "consistentes com os fatos publicados nos relatórios preliminares e parciais" do próprio escritório francês. A Airbus qualificou o novo material investigativo como "um passo significativo para a identificação da cadeia completa de eventos que levou a este trágico acidente". As informações são da Dow Jones.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895