Rússia impede que tripulantes estrangeiros do Greenpeace deixem o país

Rússia impede que tripulantes estrangeiros do Greenpeace deixem o país

Bióloga Ana Paula Maciel deve ficar por tempo indeterminado no local

AFP

Bióloga Ana Paula Maciel deve ficar por tempo indeterminado no local

publicidade

Os tripulantes estrangeiros do barco do Greenpeace, entre eles a brasileira Ana Paula Maciel, detidos em setembro em território russo e colocados em liberdade dois meses depois, não poderão deixar a Rússia, indicou a ONG nesta sexta-feira. Os advogados da organização ecologista solicitaram às autoridades russas a possibilidade de que um dos 26 membros estrangeiros da tripulação do Artic Sunrise, interceptado por um comando russo após um protesto contra uma plataforma de petróleo no Ártico, deixe o país. No entanto, a militante dinamarquesa Anne Mie Jense recebeu uma carta da comissão de investigação russa que indicava que os estrangeiros envolvidos "não eram livres para abandonar o país", indicou o Greenpeace em um comunicado, sem informar quando poderiam fazê-lo.

Segundo a organização, a Rússia ignora a decisão do Tribunal internacional do direito do mar, que convocou Moscou em novembro a permitir que os tripulantes estrangeiros possam voltar aos seus respectivos países. O governo russo indicou que não reconhecia a competência deste tribunal no caso do Greenpeace.

Após sua detenção, os militantes estrangeiros da ONG, em liberdade sob fiança desde novembro, não contam com o visto de seus passaportes, que certifica a entrada legal do país, e por isso não podem deixar a Rússia. O chefe da administração presidencial russa, Serguei Ivanov, indicou em novembro que os detidos poderão abandonar o país "quando as questões (jurídicas) sobre a forma pela qual poderão sair da Rússia tiverem sido resolvidas", em referência à falta de vistos russos para os membros estrangeiros da tripulação. Os militantes enfrentam uma pena de até sete anos de prisão por vandalismo.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895