Rússia informa China que Ucrânia planeja ataque com "bomba suja"

Rússia informa China que Ucrânia planeja ataque com "bomba suja"

Dispositivo pode gerar materiais nucleares perigosos

AFP

publicidade

O ministro russo da Defesa, Serguei Shoigu, reiterou em uma conversa com seu colega chinês Wei Fenghe que a Ucrânia está preparando um ataque com uma "bomba suja", um dispositivo que pode gerar materiais nucleares perigosos.

Os dois ministros "discutiram a situação na Ucrânia" e "Shoigu compartilhou com seu homólogo chinês suas preocupações sobre possíveis provocações da Ucrânia com o recurso a uma 'bomba suja'", disse o ministério em nota. A mesma fonte também relatou uma conversa telefônica semelhante com o ministro da Defesa indiano Rajnath Singh.

A Rússia informou pela primeira vez sobre essas suspeitas no domingo durante telefonemas entre Serguei Shoigu e seus homólogos dos Estados Unidos, França, Reino Unido e Turquia. A Ucrânia negou que esteja preparando uma "bomba suja" e acusou a Rússia de buscar pretextos para uma escalada.

Uma bomba radiológica ou "bomba suja" é composta por explosivos convencionais cercados por materiais radioativos que se espalham após a detonação. A Rússia "tomará medidas fortes" para convencer a comunidade internacional a "tomar medidas ativas para prevenir" um eventual uso de uma "bomba suja" pela Ucrânia, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta quarta-feira.

Essas acusações chegam em um momento de dificuldade para as forças russas em vários pontos do front na Ucrânia, onde Moscou lançou uma ofensiva em 24 de fevereiro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895