Rússia retira mais de 4.000 pessoas após rompimento de barragem nos Montes Urais

Rússia retira mais de 4.000 pessoas após rompimento de barragem nos Montes Urais

Pessoas retiradas foram levadas para centros de abrigo temporário

AFP

Mais de 4.000 pessoas foram retiradas de uma área inundada ao sul dos Montes Urais

publicidade

Mais de 4.000 pessoas foram retiradas de uma área inundada após o rompimento de uma barragem em Oremburgo, ao sul dos Montes Urais, na sexta-feira, anunciaram autoridades regionais neste sábado (6). "4.208 pessoas, incluindo 1.019 crianças, foram evacuadas", anunciou no Telegram a assessoria de imprensa do governador regional, Denis Pasler, detalhando que pouco mais de 2.500 casas ficaram inundadas nesta região que faz fronteira com o Cazaquistão.

As pessoas retiradas foram levadas para centros de abrigo temporário, informou Pasler em outra mensagem, anunciando ainda ajuda financeira excepcional para os afetados. As inundações ocorreram um dia após o rompimento de uma barragem, na sexta-feira, em Orsk, cidade na fronteira com o Cazaquistão, segundo o Ministério Público regional, responsável pelo caso.

De acordo com o MP, a prefeitura de Orsk recebeu uma notificação em março por uma possível violação da legislação relativa à proteção da população contra catástrofes de origem natural e humana. Segundo as autoridades regionais, a barragem foi projetada com base em um nível de 5,5 metros do Ural, o grande rio da região. Um parâmetro muito inferior aos 9,6 metros atuais.

As autoridades regionais alegaram que o derretimento da neve, que representa uma "subida" do nível dos rios na região, incluindo o Ural, estariam associados ao rompimento parcial da barragem.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895