Radiação contaminará arredores da usina de Fukushima por décadas

Radiação contaminará arredores da usina de Fukushima por décadas

Produção de alimentos e criação de animas poderá ser prejudicada em raio de 100 quilômetros

AFP

publicidade

A Autoridade de Segurança Nuclear francesa (ASN) avaliou, nesta segunda-feira, que os vazamentos radioativos da usina nuclear de Fukushima, danificada pelo terremoto de magnitude 9 do último dia 11, deverão contaminar a área por décadas. Conforme a entidade, as diversas vezes em que o combustível radioativo ficou exposto, por falhas de refrigeração, deixa "uma herança com a qual o Japão terá que conviver durante dezenas e dezenas de anos".

• Leia mais notícias sobre o Japão


Segundo o presidente da ASN, André-Claude Lacoste, estas emissões também estão ligadas a "descompressões voluntárias" - emissões de vapor que contêm partículas radioativas -, destinadas a reduzir a pressão que causaria explosões. Sem esta medida as cápsulas de proteção poderiam se desfazer, levando a uma tragédia nuclear ainda mais grave. Além disso, há outras fugas de origem indeterminada, segundo a ASN.

Devido à amplitude das emissões em torno da central, "os depósitos de partículas radioativas no solo serão considerávei", preveniu Jean-Luc Godet, da direção de irradiaciações ionizantes e da saúde da ASN. "Levando em conta a meteorologia, é provável que a contaminação tenha chegado mais além, cerca de 100 quilômetros", projetou.

A ASN investigou parte dos alimentos produzidos nas proximidades e comprovou que algumas verduras já foram expostas a radiação acima da segura para o consumo. O governo japonês proibiu, nesta segunda-feira, a venda de leite e dois tipos de verduras produzidos nas quatro prefeituras próximas à central de Fukushima, devido a um nível anormalmente alto de radioatividade. Restos de iodo radioativo e césio também foram encontrados na água corrente em Tóquio e seus arredores, embora em proporções inferiores aos limites perigosos.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895