Rajoy rejeita reunião com presidente catalão destituído Puigdemont

Rajoy rejeita reunião com presidente catalão destituído Puigdemont

Primeiro-ministro espanhol afirmou que deveria se reunir com quem venceu as eleições, Inés Arrimadas

AFP

Primeiro-ministro espanhol afirmou que deveria se reunir com quem venceu as eleições, Inés Arrimadas

publicidade

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, rejeitou nesta sexta-feira uma reunião com o presidente catalão destituído Carles Puigdemont, que propôs um encontro fora da Espanha após a vitória dos partidos separatistas nas eleições de quinta-feira na Catalunha. 

"Eu teria que sentar-me com quem venceu as eleições, que é a senhora (Inés) Arrimadas", líder do partido Cidadãos, disse Rajoy à imprensa ao ser questionado se está disposto a participar em uma reunião com Puigdemont.

Proposta de Puigdemont

O destituído chefe de Governo catalão Carles Puigdemont, suspeito na Espanha de sedição e rebelião, propôs nesta sexta-feira ao primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy uma reunião no exterior para um diálogo sem condições. "Estou disposto a encontrar-me em Bruxelas, ou em qualquer outro lugar da UE que não seja o Estado espanhol, por razões óbvias, com o senhor Rajoy", disse Puigdemont em Bruxelas um dia depois das eleições regionais.

"Ganhamos o direito de sermos ouvidos", afirmou, em uma mensagem dirigida tanto a Madri como à União Europeia, que até agora respaldou o governo espanhol. "Peço apenas à Comissão Europeia e outras instituições europeias que escutem o povo catalão, não apenas o Estado espanhol", afirmou Puigdemont, que está em Bruxelas desde o fim de outubro, depois de ter sido destituído da presidência regional pelo governo central.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895