Referendo favorável à proibição do matrimônio gay é invalidado na Romênia

Referendo favorável à proibição do matrimônio gay é invalidado na Romênia

Somente cerca de 20% de eleitores votaram na consulta

AFP

Um pouco mais de 3,4 milhões de pessoas - cerca de 91,6% dos 3,7 milhões de pessoas que compareceram às urnas

publicidade

O "sim" para proibir o matrimônio homossexual obteve mais de 90% dos votos no controverso referendo organizado neste final de semana na Romênia. No entanto, foi invalidado devido a uma abstenção recorde, indicou nesta segunda-feira a campanha eleitoral. Um pouco mais de 3,4 milhões de pessoas - cerca de 91,6% dos 3,7 milhões de pessoas que compareceram às urnas - votaram a favor de uma emenda à Constituição dizendo que somente "um homem e uma mulher" podem se casar e não os "esposos" como aparece atualmente.

Quase 242 mil pessoas (6,4%) votaram contra esta modificação e o restante dos votos foram anulados, segundo os primeiros resultados, com 98% dos colégios eleitorais apurados. Entretanto, os romenos rejeitaram no domingo mudar a Constituição com a proibição do matrimônio gay por meio de uma alta abstenção no referendo apoiado pelo governo de esquerda, que sofre um forte revés.

Somente cerca de 20% de eleitores votaram na consulta. Para que o referendo fosse válido era necessário chegar a 30% de participação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895