Refugiados europeus chegam a Paris após golpe de estado no Níger

Refugiados europeus chegam a Paris após golpe de estado no Níger

Três voos estão previstos com cidadão de França, EUA, Portugal, Bélgica, Etiópia, Libano entre outros

AFP

Grupos foram escoltados até aeroporto

publicidade

Um avião transportando passageiros, principalmente franceses, chegou na madrugada desta quarta-feira a Paris, na primeira retirada de estrangeiros do Níger desde o golpe de estado que derrubou, na semana passada, um dos últimos líderes pró-Ocidente da região do Sahel. O primeiro avião de repatriação pousou à 1h30min no aeroporto de Paris-Roissy Charles de Gaulle. "Há 262 pessoas a bordo do Airbus A330, incluindo 12 bebês", detalhou a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna.

Além dos franceses, estavam na aeronave cidadãos de Portugal, Níger, Bélgica, Etiópia e Líbano. Um segundo voo deve pousar ao longo da noite, transportando, também, alemães, norte-americanos, austríacos e indianos.

A chancelaria da França prevê um total de três voos, e que a retirada não dure mais do que 24 horas, se possível. A Itália informou que organizava "um voo especial", e que cerca de 90 italianos se encontravam em Niamey, de um total de quase 500 em todo o país, a maioria militares.

Horas após a decolagem do primeiro voo, os militares golpistas do Níger anunciaram na TV local a reabertura das fronteiras terrestres e aéreas com Argélia, Burkina Faso, Líbia, Mali e Chade.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895