Rei Charles III e rainha consorte deixam Irlanda do Norte e seguem para Londres

Rei Charles III e rainha consorte deixam Irlanda do Norte e seguem para Londres

Casal real irá acompanhar a chegada do caixão da rainha Elizabeth 2ª à capital britânica, onde funeral acontecerá em 19 de setembro

R7 / AFP

publicidade

O rei Charles 3º e a rainha consorte Camilla deixaram a Irlanda do Norte após uma visita relâmpago à região nesta terça-feira. O casal real segue de avião para Londres, onde acompanharão a chegada do caixão da rainha Elizabeth 2ª, que virá da Escócia, no final da tarde. 

A etapa da Irlanda do Norte faz parte de um giro do novo monarca de 73 anos pelas regiões do Reino Unido - País de Gales, Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte - após sua ascensão ao trono.

Desde que os britânicos mantiveram, em 1921, este pedaço da ilha após a independência da Irlanda, a região dividiu-se entre católicos e protestantes.

Profundamente devotados à rainha falecida na última quinta-feira, os unionistas da Irlanda do Norte, protestantes, temem que a sua causa seja enfraquecida em um contexto político alterado pela saída do Reino Unido da União Europeia, e pelo avanço dos nacionalistas republicanos e católicos, a favor da reunificação com a vizinha Irlanda.

"Assumo minhas novas tarefas determinado a buscar o bem-estar de todos os habitantes da Irlanda do Norte", prometeu Charles 3º no Castelo de Hillsborough, no sul de Belfast, aos representantes políticos locais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895