Reino Unido anuncia reunião de líderes do G7 sobre Afeganistão na terça-feira

Reino Unido anuncia reunião de líderes do G7 sobre Afeganistão na terça-feira

Boris Johnson quer que a comunidade internacional garanta evacuações seguras, ajude a prevenir uma crise humanitária e o povo afegão a proteger os avanços

AFP

Manifestações foram realizadas no Reino Unido contra a tomada do poder dos Talibãs no Afeganistão

publicidade

Os líderes do G7 analisarão a situação no Afeganistão durante uma reunião virtual na terça-feira, anunciou neste domingo (22) o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, uma semana depois do retorno do Talibã ao poder. "É crucial que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir evacuações seguras, prevenir uma crise humanitária e ajudar o povo afegão a proteger os avanços dos últimos 20 anos", tuitou.

O Reino Unido ocupa atualmente a presidência do "grupo dos 7", que reúne também Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão. O primeiro-ministro britânico foi pressionado por uma semana para convocar este encontro. Estados Unidos e seus aliados estão sendo criticados pela gestão da crise, especialmente pelo caos no aeroporto de Cabul, com milhares de afegãos aterrorizados que tentam fugir.

Em uma reunião virtual na quinta-feira, os ministros das Relações Exteriores do G7 pediram os talibãs para garantir "a livre passagem de estrangeiros e afegãos" que desejem abandonar o país.

Veja Também

pau/at/zm-dbh/tjc/aa


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895