Resgate histórico termina com final feliz no Chile

Resgate histórico termina com final feliz no Chile

Os 33 mineiros foram resgatados com vida após dois meses embaixo da terra

Correio do Povo

Pedro Cortes é auxiliado pela equipe de salvamento após ser trazido para a superfície

publicidade

Enfim, terminou o drama na vida dos 33 mineiros que ficaram por mais de dois meses a 622 metros sob a superfície. Às 21h55min desta quarta-feira – quase 22 horas depois do primeiro resgate - Luis Urzúa Iribarren foi trazido pela cápsula de resgate Fenix 2 de volta ao solo, encerrando, com final feliz, os trabalhos que atraíram os olhos do mundo à mina San José, no Deserto do Atacama, Norte do Chile.

Clique aqui e leia todas as notícias sobre o resgate no Chile

A cada mineiro que retornava ao solo, a equipe que atuou na ação, bradava gritos patrióticos de “Chi-Chi-Chi, Le-Le-Le, los mineros de Chile”. O presidente chileno, Sebástian Piñera, recepcionou quase todos com um longo abraço. Além dele, parentes com lágrimas nos olhos ficaram no aguardo logo ao lado do túnel. 

Já por volta da 0h30 desta quinta-feira, o último dos seis socorristas foi trazido de volta à superfície. Manuel González, o primeiro a descer, ainda no fim da noite de terça, foi aplaudido e abraçou aos colegas após sair da cápsula.

Luta pela sobrevivência nos primeiros dias

Os 33 mineiros ficaram presos em decorrência de um acidente que aconteceu em 5 de agosto. Desde então, começou um mutirão para salvá-los. Nos primeiros dias soterrados, eles sobreviveram com duas colheres de atum e um copo de leite a cada 48 horas, até que sondas ligando o solo com o local fossem instaladas e, através dos dutos, comida e água foram enviadas.

No último dia de agosto, começou a perfuração para possibilitar o resgate. A previsão inicial era de que o trabalho até retirar os trabalhadores entre três e quatro meses. A operação, porém, teve percalços, ainda que a data de salvamento terminasse antecipada.

Uma máquina “plano B” acabou sendo mais ágil e cavou uma ligação de 63 centímetros de diâmetro até o local onde os mineradores se encontravam – inicialmente, eles seriam retirados de lá dentro de uma jaula com 2 metros quadrados.

Resgate

Por volta de 0h10min desta quarta-feira, Florencio Aválos foi o primeiro mineiro a ser resgatado. Ele iniciou um processo que se repetiu 38 vezes – eram 32 trabalhadores e seis médicos socorristas que desceram até o local para auxiliar na operação. A cada nova subida da cápsula Fenix 2, emoções se desencadeavam.

Confira, abaixo, alguns dos momentos mais marcantes:

Os apaixonados

O fato de estar longe da namorada não impediu Esteban Rojas Carrizo, 44 anos, de pedir Jessica Yáñez, mãe de três filhos seus, em casamento. Ele foi o 18º a sair reencontrou a amada por volta das 14h50min. A mesma atitude teve Claudio Acuña Cortés, 34, enquanto estava preso. Às 18h51min, a sua futura esposa, acompanhada por uma das filhas, o recebeu.

Os fãs de futebol


O primeiro mineiro a sair depois de Cortés, e 27º na ordem, foi Franklin Lobos Ramírez, 53 anos. Ex-jogador de futebol, ele recebeu uma bola e até ameaçou fazer embaixadas logo que retornou à superfície. “Olé”, gritaram os companheiros. Horas antes, outro fã de futebol, Omar Reygadas Rojas, fez questão de exibir uma bandeira do time do coração, o Colo-Colo, assim que terminou seu resgate.

Casamento terminado?


Ter sido vítima do acidente certamente mudou a vida de Yonni Barrios para sempre. Ele deve ter percebido isso tão logo pisou no chão, dando de cara com sua... amante. Até entrar na mina San José, ele era casado havia 28 anos com Marta Salinas, que chegou a ir ao Acampamento Esperanza. Entretanto, quando ela encontrou com Suzana Valenzuela, a amante, sentiu-se constrangida e sequer foi esperar Barrios.

Mineiro assistiu nascimento da filha pela TV


Penúltimo mineiro a ser resgatado, já por volta das 21h30min, Ariel Ticona não pôde presenciar um dos momentos mais importantes de sua vida ao vivo. No entanto, pela TV instalada no refúgio, assistiu ao nascimento da filha Esperanza, que veio ao mundo em 14 de setembro.

O Capitão Don Lucho


Mostrando uma saúde perfeita, Luiz Arzúa Iribarren só deixou o local após todos seus colegas terem sido resgatados. Assim que chegou à superfície, Don Lucho, como é conhecido, conversou com o presidente e agradeceu o apoio.

"Obrigado a você. (...) Obrigado a todos os chilenos. Sinto muito prazer em ser chileno", disse o sobrevivente.

Piñera felicitou o sobrevivente por ter cumprido com seu dever e mostrado companheirismo. "Te felicito por cumprir com tua obrigação. Fostes o último a sair. És um perfeito capitão", discursou o presidente.

Emocionados, assim como todos os presentes, os dois cantaram o hino do país – e logo foram seguidos pela multidão. Em seguida, iribarren saiu cumprimentando todos, um por um dos socorristas, em sinal de agradecimento e ainda concedeu entrevistas.

Saúde

Conforme anúncio do Ministério da Saúde chileno, dois mineiros serão submetidos a cirurgias dentárias nesta quinta-feira. O procedimento terá anestesia geral. Um terceiro homem segue internado com quadro de pneumonia aguda. O restante esstá com saúde normal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895