Retrospectiva 2016: Brexit, Trump e Fidel, símbolos do ano que passou

Retrospectiva 2016: Brexit, Trump e Fidel, símbolos do ano que passou

Relembre fatos importantes ocorridos no mundo<br />

Correio do Povo

Retrospectiva 2016: Brexit, Trump e Fidel, símbolos do ano que passou

publicidade

Emblemático, assim pode ser traduzido o ano de 2016 na esfera internacional. No mês de junho os britânicos votaram em um referendo pela saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). O resultado culminou na renúncia do primeiro-ministro David Cameron e na queda vertiginosa dos mercados internacionais do mundo inteiro. A decisão trouxe um clima de apreensão em torno da unidade da Europa.



Além disso, infelizmente os conflitos no Oriente Médio, na Síria, continuaram tirando a vida de milhares de pessoas. O terrorismo também esteve presente no ano. Em março, a Bélgica foi alvo de ataques do Estado Islâmico. Mais de 30 mortos. Em julho, um atentado em Nice, na França, um homem dirigindo um caminhão atropelou e matou dezenas de pessoas. Nos Estados Unidos, um outro ataque: boate Pulse, em Orlando. O atirador matou mais de 50 pessoas


Mais recentemente, no dia 20 de dezembro, outra tragédia, desta vez em Berlim, na Alemanha. Um homem avançou com um caminhão em meio a uma feira de produtos natalinos e matou ao menos 12 pessoas e deixou dezenas de feridos. Em outubro, o Haiti foi atingido pelo furacão Matthew, que deixou um rastro de destruição e provocou a morte de mais de 800 pessoas. A esperança veio com o acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc.



Trump eleito, Fidel sepultado

O final de 2016 ainda reservou outros momentos históricos. Nos Estados Unidos, Donald Trump e Hillary Clinton protagonizaram uma campanha presidencial acirrada, tensa e com ataques de lado a lado. No final, vitória do republicano multimilionário para o espanto de milhões de pessoas. Durante a campanha, falou em explusar os imigrantes ilegais, construir muro na fronteira com o México e fechar o mercado. Em novembro, o líder revolucionário, lenda da esquerda mundial, Fidel Castro, faleceu aos 90 anos. As redes sociais, logo após a confirmação, foram tomadas por declarações de amor e ódio ao comandante da Revolução Cubana.




Na esfera científica, 2016 foi marcado pelo fato histórico de, pela primeira vez, cientistas detectarem as ondas gravitacionais, que foram previstas por Albert Einstein na sua Teoria Geral da Relatividade. Do ponto de vista tecnólogico houve dois tópicos que dominaram o cenário: a interrupção na produção do Galaxy Note 7 pela Samsung, após vários episódios de explosões e a febre do jogo de realidade aumentada "Pokémon Go".




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895