Rick Santorum vence primárias em três estados nos EUA

Rick Santorum vence primárias em três estados nos EUA

Ultraconservador ganhou força na disputa pela indicação do candido do Partido Republicano

AFP

Rick Santorum vence primárias em três estados nos EUA

publicidade

O ultraconservador católico Rick Santorum venceu nessa terça as primárias republicanas nos estados do Colorado, Minnesota e Missouri. Com o resultado, ele ganhou força para as próximas etapas da disputa pela indicação do candido do Partido Republicano para enfrentar o presidente Barack Obama na eleição de novembro.

No discurso  feito na cidade de Saint Charles, no Missouri, Santorum destacou a preferência dos eleitores por um candidato conservador. A partir daí, passou a comparar Romney e Obama, destacando pontos convergentes entre os dois. "Para as questões sobre saúde, meio ambiente, capital, comércio e resgates de Wall Street, Romney tem a mesma posição de Obama", frisou o ex-senador da Pensilvânia. Santorum disse ainda que ele "é uma alternativa conservadora, não a Romney, mas a Obama".

Resultados

No Colorado (oeste do país), principal estado em disputa na terça-feira, Santorum obteve 40,2% dos votos, superando Mitt Romney (34,9%), Newt Gingrich (12,8%) e Ron Paul (11,7%), anunciou Ryan Call, dirigente do partido.

Os canais televisão MSNBC e ABC anunciaram uma vitória tranquila de Santorum em Minnesota, o que representa um novo estímulo para sua campanha. Com 28% dos votos apurados, ele tinha 46% dos votos, 20 pontos à frente do representante texano Ron Paul (26%). O favorito na disputa, Mitt Romney, tinha 16%, enquanto seu oponente mais sério, o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, ficou em último lugar com 11%.

Santorum também triunfou no Missouri, onde segundo o canal CNN recebeu 55% dos votos, contra 25% de Romney e 12% de Ron Paul. Gingrich não estava inscrito na primária do Missouri.

Romney, que venceu três consultas – Nevada (oeste), New Hampshire (nordeste) e Flórida  – continua sendo considerado o favorito para a candidatura republicana que desafiará o presidente democrata Barack Obama em novembro.


Bookmark and Share

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895