Sérvia vai fornecer gás natural à Hungria caso Ucrânia impeça transporte de gás russo

Sérvia vai fornecer gás natural à Hungria caso Ucrânia impeça transporte de gás russo

Ministro ucraniano declarou que é improvável que governo estenda acordo sobre produto da Rússia

AE

publicidade

A Sérvia vai fornecer à Hungria mais gás natural russo se a Ucrânia encerrar um acordo que permite à Rússia transportar gás natural por território ucraniano, disse neste domingo, 20, o ministro das Relações Exteriores da Hungria.

Falando em uma mensagem gravada, Peter Szijjarto disse que o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, se encontrou com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, em Budapeste, e assegurou-lhe que a Sérvia seria capaz de fornecer mais gás russo à Hungria se Kiev se recusar a estender um acordo que permitisse o trânsito de gás natural liquefeito (GNL) no território ucraniano.

"Ouvimos nos últimos dias que a Ucrânia gostaria de rescindir o acordo de trânsito de gás natural previamente concluído com a Rússia", disse Szijjarto. "Hoje, o presidente sérvio deixou claro que, se a Hungria quiser aumentar os embarques de gás natural através da Sérvia para a Hungria, a Sérvia pode garantir as capacidades de embarque necessárias".

O anúncio ocorreu depois que o ministro da energia da Ucrânia, German Galushchenko, indicou que é improvável que Kiev estenda o acordo de trânsito que leva gás natural russo para países europeus via Ucrânia. Esse acordo deve expirar no ano que vem.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895