Segundo AIEA, há "possibilidade de danos" no núcleo do reator 2

Segundo AIEA, há "possibilidade de danos" no núcleo do reator 2

Explosão foi registrada entre 6h e 6h15min, hora local

AFP

publicidade

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) considerou nesta terça-feira ser possível que o núcleo do reator 2 da usina nuclear de Fukushima n°1, no Japão, tenha sido levemente danificado. O diretor da AIEA, Yukiya Amano, declarou durante entrevista à imprensa, na sede da agência, em Viena, que havia "possibilidade de danos" do reator 2. Os prejuízos seriam relacionados, "segundo as estimativas, a menos de 5% do combustível", precisou.

Mais cedo, a AIEA havia anunciado que o cilindro de confinamento do mesmo reator teria sido afetado possivelmente por uma explosão e que havia um incêndio num tanque de estocagem de combustível usado, já dominado. As autoridades japonesas anunciaram que uma explosão no nível do reator 2, registrado nesta terça-feira, entre 6h e 6h15min, hora local, havia causado problemas no cilindro de confinamento, sem furá-lo, no entanto.

O cilindro de confinamento que envolve o núcleo do reator é destinado a protegê-lo e a isolá-lo do ambiente, a fim de evitar a contaminação radioativa. "São acontecimentos muito preocupantes", declarou Amano, que se recusou a responder uma pergunta sobre se teria havido uma possível fusão no núcleo do reator, na conjuntura atual.

O diretor da AIEA disse estar convencido de que a situação em Fukushima é diferente da de Chernobyl em 1986, o pior acidente nuclear conhecido. Desde o violento terremoto seguido de tsunami de sexta-feira, a central de Fukushima n°1, situada a apenas 250 quilômetros de Tóquio, vem apresentando acidentes graves, fazendo temer uma contaminação radioativa no arquipélago nipônico.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895