Snowden acusa Obama de pressionar dirigentes por extradição

Snowden acusa Obama de pressionar dirigentes por extradição

Ex-funcionário da CIA pediu asilo político à Rússia no domingo passado

AFP

Ex-funcionário da CIA pediu asilo político à Rússia no domingo passado

publicidade

O ex-consultor de inteligência Edward Snowden acusou nesta segunda-feira o presidente americano, Barack Obama, de pressionar os dirigentes de vários países para obter sua extradição, em declarações ao site WikiLeaks.

Refugiado na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, Snowden pediu asilo político à Rússia, onde o presidente Vladimir Putin afirmou que ele poderia ficar desde que pare com suas atividades contra os Estados Unidos.

“Às 22h30min (15h30min de Brasília) de ontem (domingo), a cidadã britânica Sarah Harrison se apresentou ao serviço consular do aeroporto Sheremetievo e entregou um pedido de asilo político de Snowden”, revelou o funcionário do aeroporto Kim Shevchenko à agência de notícias AFP.

Sarah Harrison trabalha para o site WikiLeaks e acompanhou Snowden durante sua viagem de 23 de junho saindo de Hong Kong, onde o ex-analista se refugiou num primeiro momento depois de ter revelado informações sobre o programa de espionagem americano.

Consultado sobre o futuro de Edward Snowden, Vladimir Putin afirmou em uma coletiva de imprensa no Kremlin que Moscou “nunca entrega ninguém”.“A Rússia nunca entrega ninguém e não tem intenção de fazê-lo. No melhor dos casos, temos trocado agentes de nossa inteligência exterior por (pessoas) detidas e condenadas na Rússia”, declarou Putin.

No entanto, Putin estabeleceu como condição para que Snowden permaneça na Rússia que o americano deixe de fornecer informações prejudiciais aos Estados Unidos. “Se ele quiser ficar aqui, a condição é que pare com suas atividades visando a prejudicar nossos parceiros americanos, pouco importa que isso pareça estranho vindo de minha parte”, afirmou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895