Sobe para 26 o número de mortos na Índia por avalanche no Himalaia

Sobe para 26 o número de mortos na Índia por avalanche no Himalaia

Três membros da expedição continuam desaparecidos

AFP

publicidade

Autoridades confirmaram nesta sexta-feira (7) a morte de pelo menos 26 pessoas em uma avalanche que ocorreu na terça-feira no Himalaia, na Índia, onde as más condições climáticas dificultam os esforços de resgate.

"Até o momento, recuperamos 26 corpos. Vinte e quatro vítimas eram aprendizes e dois instrutores", afirmou à AFP um funcionário do Instituto Nehru de Montanhismo, uma agência governamental. Três membros da expedição continuam desaparecidos, afirmou, mas o mau tempo obrigou a encerrar antecipadamente as buscas desta sexta.

Na terça-feira, uma grande avalanche prendeu um grupo de instrutores e aprendizes de escalada perto do cume da montanha Draupadi ka Danda II, no estado de Uttarakhand, no norte.

A polícia, a força aérea indiana e as equipes de emergência foram mobilizadas para as buscas e conseguiram resgatar 32 pessoas, apesar da neve e da chuva na área. A agência de gestão de catástrofes de Uttarkashi afirmou que 20 pessoas estavam em um acampamento que não foi atingido pela neve.

Sunil Lalwani, um dos aprendizes resgatados, creditou aos instrutores o salvamento de muitas vidas. Incidentes de alpinismo são comuns no Himalaia, na cordilheira onde o Everest está localizado e em várias das montanhas mais altas do mundo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895