Sobem para 33 as mortes decorrentes do furacão Harvey no Texas

Sobem para 33 as mortes decorrentes do furacão Harvey no Texas

Tempestade chegou à Louisiana nesta quarta-feira, provocando inundações

AFP

Tempestade chegou à Louisiana nesta quarta-feira, provocando inundações

publicidade

O furacão Harvey, que na sexta-feira passada atingiu o estado americano do Texas, provocando inundações sem precedentes, provocou a morte - direta ou indiretamente - de 33 pessoas, informaram nesta quarta-feira as autoridades americanas. Até o momento, foi confirmado o falecimento de 10 pessoas, em diversos condados do sudeste do Estado, mas ocorreram outros 23 óbitos "potencialmente vinculados ao Harvey", anunciou Tricia Bentley, porta-voz do gabinete de medicina legal do condado de Harris, onde se encontra a cidade de Houston.

As autoridades temem que o número de mortos cresça à medida em que as águas baixem e se tenha acesso às zonas inundadas. Cinco dias após tocar a terra no Texas sob a forma de um furacão, Harvey atingiu a Louisiana nesta quarta-feira, como uma tempestade tropical, enquanto as autoridades confirmaram a morte de seis membros de uma mesma família no Texas no fim de semana.

Nesta quarta-feira à tarde, Harvey atingia o oeste de Cameron, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com "chuvas torrenciais". As chuvas provocaram inundações em zonas do sudeste do Texas e sudoeste da Louisiana, declarada em estado de emergência na segunda-feira pelo presidente Donald Trump. O oeste da Louisiana era atingido por ventos máximos de 72 km/h, e espera-se entre 125 mm e 250 mm de chuva na região.

Harvey deve perder força gradualmente para depressão tropical até esta quarta à noite. Nova Orleans, que na terça-feira recordou o 12º aniversário do devastador furacão Katrina, que deixou 1.800 mortos, prepara-se para intensas chuvas e inundações repentinas nos próximos dois dias.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895