Sucessão da premiê britânica terá no máximo três candidatos

Sucessão da premiê britânica terá no máximo três candidatos

Liz Truss ficou somente 45 dias no poder

AFP

publicidade

No máximo três deputados conservadores poderão se candidatar, oficialmente, à sucessão de Liz Truss no cargo de primeira-ministra britânica, em disputa a ser decidida pelos deputados e, possivelmente, pelos membros partidários, conforme as regras apresentadas nesta quinta-feira pelo Partido Conservador.

"Os candidatos precisarão ter pelo menos 100 colegas (de 357 parlamentares conservadores) para patrociná-los", declarou o presidente do Comitê 1922, Graham Brady, à imprensa, acrescentando que esses "patrocínios" devem ser coletados até segunda-feira, 14h locais (10h em Brasília), para seleção até a sexta-feira seguinte.

A passagem relâmpago de Truss pelo cargo de primeira-ministra do Reino Unido explica-se principalmente por um drástico projeto de recuperação econômica apresentado em seus primeiros dias na função. Ela ficou apenas 45 dias no poder, tempo suficiente para ser alvo de pedidos de renúncia tanto da oposição quanto do seu próprio partido, o Conservador.

Todo o problema começou quando ela defendeu um controverso plano econômico, que reduzia drasticamente a cobrança de impostos e subsidiava parte das elevadas contas de energia elétrica às vésperas da chegada do inverno europeu, sem uma fonte de financiamento que não fosse aumentar a dívida pública britânica.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895