Ted Cruz abandona corrida à Casa Branca após derrota em Indiana

Ted Cruz abandona corrida à Casa Branca após derrota em Indiana

"Demos tudo o que podíamos, mas o eleitores escolheram outro caminho", disse o senador

AFP

"Demos tudo o que podíamos, mas o eleitores escolheram outro caminho", disse o senador

publicidade

O senador ultraconservador Ted Cruz anunciou nesta terça-feira o fim de sua campanha para obter a indicação do Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, após a devastadora derrota sofrida em Indiana para Donald Trump. "Hoje deixamos tudo em Indiana. Demos tudo o que podíamos, mas o eleitores escolheram outro caminho e, por este motivo, é com o coração pesado mas otimismo no futuro desta nação que estamos suspendendo nossa campanha", disse Cruz em um comício.

Trump precisava de 235 delegados para garantir a indicação e evitar uma difícil e imprevisível negociação na convenção Republicana, prevista para julho, em Cleveland, e nesta terça somou ao menos 30 dos 57 delegados de Indiana. "Se vencermos em Indiana, isto estará terminado", disse Trump na véspera em um comício.

Cruz e Kasich apostaram tudo em uma estratégia para evitar que Trump ganhasse em Indiana e ampliasse as chances de obter a indicação antes da convenção partidária. A dupla já não tinha qualquer chance de vencer a corrida pela indicação, mas ambos apostavam em impedir que Trump obtivesse o número de delegados necessários até julho.

Matematicamente sem chance de obter a maioria necessária, Cruz esperava que Indiana servisse para conter o avanço de Trump e impedi-lo de chegar aos 1.237 delegados que vão garantir a candidatura. Cruz, do movimento ultraconservador Tea Party, havia prometido lutar "até o final", buscando uma consagradora vitória na Califórnia, onde há 475 delegados em disputa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895