Tepco tenta ligar refrigeração nos quatro reatores de Fukushima nesta sexta

Tepco tenta ligar refrigeração nos quatro reatores de Fukushima nesta sexta

Trabalhador filmou destruição durante voo em helicóptero militar. Confira o vídeo

Correio do Povo

Tepco tenta ligar refrigeração nos quatro reatores de Fukushima nesta sexta

publicidade

Depois de adiarem, na quinta-feira, a tentativa de religar a eletricidade na usina nuclear de Fukushima 1, os trabalhadores da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) começaram a operação nesta sexta-feira (horário local). Eles conseguiram ligar um cabo externo em um dos reatores, mas ainda trabalham no resto da rede para restaurar a força às bombas de refrigeração do complexo, conforme a agência de notícias Al Jazeera.

Os "inesgotáveis" técnicos da Tepco vão começar os trabalhos no final da manhã, pelos reatores 1 e 2 e, no decorrer do dia, tentarão fazer o mesmo nos núcleos 3 e 4. Os dois últimos são os que apresentam índice mais alto de radioatividade.

A operação é demorada, pois nenhum trabalhador pode ficar na área por mais de 15 minutos e os procedimentos são interrompidos diversas vezes para que helicópteros e caminhões de bombeiros derramem milhares de litros de água. O objetivo é impedir que os núcleos superaqueção e que combustível nuclear fique exposto ao ar.

O terremoto de magnitude 9, seguido por tsunami, que devastou o nordeste do Japão há uma semana e danificou a usina nuclear, deixou um rastro de destruição e tristeza no país asiático. Mais de 6,4 mil mortos já foram confirmados e cerca de 10,2 mil seguem desaparecidos, anunciou a polícia nesta sexta-feira.

Um dos operadores da Tepco filmou a destruição em Fukushima, durante o sobrevoo de um dos helicópteros militares que circulam na área. O vídeo foi transmitido pela primeira vez na TV local TBS, mas foi disponibilizado no YouTube. Confira abaixo as imagens.








Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895