Terceira rodada de negociações ocorrerá na segunda-feira, diz agência ucraniana

Terceira rodada de negociações ocorrerá na segunda-feira, diz agência ucraniana

No primeiro encontro, nada foi definido; no segundo, autorizaram a criação de corredores humanitários para tirar população das cidades atingidas pelos ataques

R7

Segunda rodada de negociação acontece na segunda-feira

publicidade

A agência estatal ucraniana Ukrinform acaba de divulgar que a terceira rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia ocorrerá na segunda-feira (7). O local e o horário não foram mencionados.

De acordo com a agência, a informação é do líder do grupo Servo do Povo, David Arakhamia, que tem participado das negociações.

Os dois primeiros encontros ocorreram em Belarus, que faz fronteira com a Ucrânia. No segundo deles, na quinta-feira (3), ficou definida a criação de corredores humanitários para libertar a população que vem sendo vítima dos ataques da Rússia.

Rússia acusou Ucrânia de impedir evacuação

Neste sábado (5), a Rússia acusou as tropas nacionalistas ucranianas de impedir a evacuação da população civil de Mariupol e Volnovakha, no sudeste da Ucrânia, e garantiu que, das 215 mil pessoas das duas cidades cuja saída teria sido permitida, nenhuma chegou aos corredores humanitários abertos.

Segundo a Tass, agência de notícias oficial do país, o chefe do Centro Nacional para o Controle de Defesa da Rússia, Mikhail Mizintsev, declarou que Moscou respeitou "todas as condições da parte ucraniana, tanto em termos de horas como em termos de rota e segurança".

Ucrânia rebateu

A Ucrânia, por sua vez, acusa a Rússia de ter descumprido o pacto de cessar-fogo, com bombardeios contra a própria Mariupol e arredores, o que teria frustrado os planos de evacuação.

Moscou garantiu que, nas direções de Volnovakha e Mariupol, os corredores humanitários "serão abertos todos os dias", mas que "as tropas nacionais reprimem categoricamente as tentativas dos civis de partir para a Rússia". De acordo com a versão oficial russa, "a situação é a mesma em Kharkiv [no leste da Ucrânia] e em Sumy [no nordeste], assim como em outros lugares".

A rota escolhida para a evacuação da população civil dessas duas cidades neste sábado não incluía nenhuma saída para a Rússia, mas sim um corredor humanitário entre as cidades de Mariupol, Nikolskoye, Rozovka, Pologi, Orekhov e Zaporizhzhia, de acordo com as autoridades ucranianas, que acusaram as forças russas de descumprir o cessar-fogo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895