Termina perfuração do túnel mais longo do mundo

Termina perfuração do túnel mais longo do mundo

Novo túnel possui 57 quilometros de extensão e dois mil metros abaixo da terra

AFP

Termina a perfuração do túnel mais longo do mundo

publicidade

Uma gigantesca perfuradora derrubou nesta sexta-feira a última parede rochosa que separava as duas seções do túnel mais longo do mundo. O túnel é destinado ao transporte ferroviário e conta com 57 quilometros de extensão a 2 mil metros abaixo da terra, nos Alpes Suíços.

"Aqui, no coração dos Alpes suíços, se tornou realidade um dos maiores projetos de meio ambiente", declarou o ministro dos Transportes, Moritz Leuenberger.

As obras, iniciadas há 15 anos e que retiraram 13,5 milhões de metros cúbicos de rocha para abrir o túnel de Gothard, mobilizaram 2.500 pessoas e provocaram oito óbitos em acidentes.

"Obra do século", como foi definido pela imprensa suíça, o novo túnel permitirá unir em 2017 as cidades de Zurique e Milão em apenas duas horas e 40 minutos.

Os trens de passageiros vão circular a uma velocidade de 250 quilometros por hora e as composições de carga atingirão 160 quilometros por hora, o dobro da velocidade atual.

O túnel de Gothard, cujo custo já ultrapassou os 7,5 bilhões de euros, desbancará o túnel de Seikan (53,8 km), que une as ilhas japonesas de Honshu e Hokkaido, como o mais longo do mundo. "É um projeto notável", destacou o comissário europeu de Transportes, Siim Kallas.

Situada no coração do continente europeu, mas sem integrar a União Europeia, a Suíça adotou em 1994, por referendo, a chamada "iniciativa dos Alpes", que prioriza o transporte ferroviário de mercadorias sobre o transporte por rodovias.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895