Terremoto deixa nove mortos entre Índia e Bangladesh

Terremoto deixa nove mortos entre Índia e Bangladesh

Tremor de 6,7 graus foi registrado ao Noroeste de Imphal

AFP

Terremoto deixa oito mortos entre Índia e Bangladesh

publicidade

Pelo menos nove pessoas morreram nesta segunda-feira em um terremoto de 6,7 graus de magnitude que abalou o Nordeste da Índia, perto da fronteira com Mianmar e Bangladesh, provocando cenas de pânico nas ruas. Seis pessoas morreram na Índia e três em Bangladesh.

A cidade indiana de Imphal, capital do estado de Manipur, foi a mais afetada por estar próxima ao epicentro do tremor, afirmou Anurag Gupta, da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres. Vários imóveis desabaram perto do epicentro do tremor. Na Índia, além de seis mortos, o terremoto também deixou 70 feridos.

Um funcionário de um dos principais hospitais de Imphal afirmou que mais de 50 pessoas foram internadas no centro médico após o terremoto, com ferimentos na cabeça e fraturas. Deepak Shijagurumayum, morador de Imphal que teve a casa atingida, descreveu cenas de caos após o tremor.  "Quase todos estavam dormindo quando aconteceu e caíram de suas camas", disse. "As pessoas choravam e rezavam nas ruas. Muitos moradores ficaram nas ruas por várias horas, pelo temor de réplicas", completou.

Cenas similares foram observadas em Guwahati (Nordeste), a principal cidade comercial do estado de Assam, rico em minério. Dezenas de pessoas ficaram feridas em cenas de correria após o tremor na Índia e em Bangladesh. A polícia de Dacca, a capital de Bangladesh, informou que 60 pessoas foram atendidas no principal hospital la cidade, incluindo um estudante universitário em estado crítico depois de saltar do quarto andar de um prédio. Três pessoas morreram no país, uma vítima de derrame cerebral e outras duas de ataques cardíacos.

O tremor foi registrado às 4h35min locais (21h05min de domingo em Brasília), 29 km ao noroeste de Imphal, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Vários imóveis desabaram perto do epicentro e a energia elétrica foi cortada na região.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, escreveu no Twitter que conversou com as autoridades locais de Assam para examinar o impacto do terremoto. O tremor foi sentido inclusive em Calcutá, a 600 quilômetros de distância. 

Unidos ao restante do país por uma estreita faixa de terra, sete estados do nordeste da Índia estão situados em uma zona de frequente atividade sísmica. A zona fronteiriça está escassamente povoada no lado de Mianmar. Em 1950, um terremoto potente de 7,6 graus com epicentro no Tibete, com efeitos sobretudo no estado indiano de Assam, matou mais de 1,5 mil pessoas.




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895