Tornados e tempestades deixam mais de 300 mortos nos Estados Unidos

Tornados e tempestades deixam mais de 300 mortos nos Estados Unidos

Alabama tem cidades com verdadeiros cenários de guerra, após fenômenos devastarem quarteirões

AFP

Tornados e tempestades deixam mais de 300 mortos nos Estados Unidos

publicidade

Os violentos tornados e tempestades que atingiram o sul e o centro dos Estados Unidos, desde a última semana, provocaram enchentes e muitos estragos, deixando mais de 300 mortos. Com o agravamento das condições meteorólicas, o Estado do Alabama, o mais atingido, registra 194 mortos e centenas de feridos. A cidade de Tuscaloosa se transformou em um cenário de guerra.

As tempestades mataram, até agora, 33 pessoas no Tennessee, 32 no Mississippi, 11 no Arkansas, 14 na Geórgia, 8 no Oklahoma e Virgínia, 3 no Missouri e uma no Kentucky. Para averiguar os estragos, o presidente Barack Obama anunciou que fará uma visita na sexta-feira aos locais devastados. No total, foram confirmadas 301 fatalidade até a noite desta quinta.

Os estados do Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississippi, Missouri, Tennessee e Oklahoma declararam o estado de emergência, e seus governadores pediram a ajuda da Guarda Nacional para as operações de resgate e limpeza. A Casa Branca afirmou que Obama conversou, nesta quinta-feira, com a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e com o administrador da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Craig Fugate, para discutir o desastre.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) indicou que mais de 300 tornados já haviam atravessado o país desde a última sexta-feira, mais de 130 deles, na quarta. O Alabama foi varrido por duas linhas de tempestades e um tornado. O prefeito de Tuscaloosa, Walter Maddox, disse à rede CNN que o tornado havia "obliterado quarteirões e mais quarteirões" da cidade. "Nossa infraestrutura foi absolutamente devastada", acrescentou. "Quando vejo este rastro de destruição, de cerca de cinco a sete milhas (8 a 11 km) de comprimento por meia ou uma milha de largura, não sei como alguém conseguiu sobreviver".

Um tornado também causou muitos prejuízos na cidade de Birmingham, mas as autoridades ainda não sabem dimensionar o estrago. "Este foi um evento muito sério e fatal, que ainda não terminou", alertou o governador do Alabama, Robert Brantley.

A onda de tornados está sendo considerada o pior desastre natural a atingir os Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005, enquanto o site Accuweather.com afirma que é a pior temporada de tornados desde abril de 1974, quando 310 pessoas morreram. O NWS lançou um raro alerta de "alto risco" para novos tornados, tempestades de granizo e enchentes para partes do Alabama, Geórgia e Mississippi, no final de semana.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895