Tribunal alemão condena jihadista de 20 anos

Tribunal alemão condena jihadista de 20 anos

É o primeiro caso de condenação para um alemão que tenha participado do Estado Islâmico

AFP

Cerca de 60 jihadistas alemães morreram nos combates, segundo os serviços secretos

publicidade

Um tribunal alemão condenou nesta sexta-feira a três anos e nove meses de prisão um rapaz de 20 anos que combateu nas fileiras do grupo Estado Islâmico (EI), na Síria. Este é o primeiro jihadista alemão julgado e condenado na Alemanha por ter feito parte do grupo ultra-radical.

Kreshnik Berisha foi condenado por um tribunal de Frankfurt por pertencer a uma organização terrorista estrangeira. Berisha fez parte das milícias do EI na Síria de julho a dezembro de 2013. Foi detido em 12 de dezembro no aeroporto de Frankfurt no dia de sua volta à Alemanha.

Durante o processo, Berisha, que podia pegar dez anos, chegou a um acordo com os juízes através do qual, ao se declarar culpado, receberia uma pena menor. Ante os juízes, Berisha afirmou ter ido combater na Síria porque é "um dever lutar contra a opressão e a tirania".

Cerca de 550 alemães viajaram para a Síria e o Iraque para se integrar às fileiras do grupo jihadistas, segundo o ministério do Interior. Cerca de 60 jihadistas alemães morreram nos combates, segundo os serviços secretos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895