person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Trump afirma que responderá com força qualquer ataque do Irã

Tensões entre os dois países se acirraram nos últimos dias

Presidente norte-americano disse não tolerar ameaça a "qualquer coisa americana" | Foto: Mandel Ngan / AFP / Memória

Em uma escalada nas tensões geopolíticas entre Washington e Teerã, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer ameaças ao Irã nesta terça-feira e classificou declarações recentes feitas por autoridades do país persa como "muito ignorantes" e "insultuosas". De acordo com o líder americano, qualquer ataque cometido por Teerã a "qualquer coisa americana" será respondido com "grande e esmagadora força".
 

 

As tensões entre os dois países se acirraram nos últimos dias, depois que, na quinta-feira passada, o Irã derrubou um drone americano no Oriente Médio. Como resposta, nesta segunda-feira, Trump impôs novas sanções ao Irã, que foram classificadas pelo presidente iraniano, Hassan Rouhani, como "ultrajantes" e "idiotas". O líder do país persa também comentou que a Casa Branca está "afligida pelo atraso mental".

• Rússia considera imprudentes as novas sanções contra o Irã

Após os comentários de Rouhani, o presidente americano disse que "a liderança do Irã não entende as palavras "bom" ou "compaixão". "O que entendem é força e poder, e os EUA são, de longe, a força militar mais poderosa do mundo, com US$ 1,5 trilhão nos últimos dois anos". 

Ironias

Trump foi alvo de piadas dos internautas iranianos nesta terça-feira, depois de anunciar na véspera sanções financeiras contra o aiatolá Ruholla Khomeini, morto em 1989. "Os ativos do aiatolá Khomeini e de seu gabinete não ficarão de fora das sanções", afirmou Trump ao ler o texto que anunciava a assinatura de um decreto que impede ao "guia supremo (iraniano), sua equipe e outras pessoas de seu entorno mais próximo acesso a recursos financeiros essenciais". Problema: o guia supremo do Irã é o aiatolá Ali Khamenei, que assumiu a liderança da República Islâmica após a morte de seu fundador e primeiro guia, Khomeini, em 1989.

"Trump não sabe que o aiatolá Khomeini está morto e que o aiatolá Khamenei dirige o Irã", escreveu Sara Massumi, do jornal reformista Etemad. Os usuários do Twitter não perderam a oportunidade. "Khamenei disse uma vez 'Ronald' ao invés de 'Donald'", tuitou @danialshaigan, ao recordar um lapso do guia supremo durante um discurso no qual mencionou o nome do presidente americano. "Trump teve sua revanche", completou.

"Este Narciso ( Trump) espera (que um morto) ligue para ele?", questionou de modo irônico @saeedIran, em referência a declarações de Trump de 9 de maio sobre o Irã: "Gostaria que me ligasse (...) estamos dispostos a conversar". @BahramAsadzadeh citou uma conspiração dentro do governo dos Estados Unidos contra Trump: "Fazem ele parecer um palhaço", escreveu sobre o texto do americano. "Veja, ele está lendo em voz alta" e, ao mesmo tempo, outros "juntam evidências para provar que ele é insano", afirma outro tuite.

 

AE e AFP