Trump cancela toda a participação dos EUA no Fórum de Davos

Trump cancela toda a participação dos EUA no Fórum de Davos

Presidente justificou medida por conta do "shutdown" sem aprovação de verba do muro

AFP

Presidente justificou medida por conta do "shutdown" sem aprovação de verba do muro

publicidade

Donald Trump cancelou a viagem da delegação dos Estados Unidos ao Fórum de Davos, na próxima semana, devido à paralisação que afeta o governo federal, anunciou nesta quinta-feira a Casa Branca. "Por respeito aos 800 mil funcionários americanos que não estão recebendo salários e para garantir o apoio de sua equipe quando for necessário, o presidente cancelou a viagem de sua delegação ao Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça", informou Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca, uma semana após o próprio Trump cancelar sua participação.

O secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, deveria liderar a delegação de cinco membros, integrada ainda pelo secretário de Estado, Mike Pompeo, o secretário de Comercio, Wilbur Ross, o representante para o Comércio, Robert Lighthizer, e a assistente do presidente Chris Liddell.

A decisão de cancelar o envio da delegação a Davos ocorre após Trump atacar sua principal oponente democrata, Nancy Pelosi, que pretendia utilizar um avião da Força Aérea para viajar ao Afeganistão, alegando que não seria correto disponibilizar o aparelho em meio ao "shutdown".

Ao menos 800 mil funcionários federais e milhares de terceirizados que trabalham para o governo estão afetados pela paralisação, provocada pela negativa de Trump de aprovar o orçamento federal enquanto não obtiver dos democratas - que controlam a Câmara - a verba de mais de 5 bilhões de dólares para a construção do muro na fronteira entre Estados Unidos e México.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895