Trump sanciona fundo de US$ 15,25 bilhões para afetados pelo furacão Harvey

Trump sanciona fundo de US$ 15,25 bilhões para afetados pelo furacão Harvey

Presidente também chegou acordo com Congresso para ampliar teto da dívida do governo federal

AFP

Presidente também chegou acordo com Congresso para ampliar teto da dívida do governo federal

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou nesta sexta-feira a lei aprovada pelo Congresso que destina 15,25 bilhões de dólares em ajuda para os estados afetados pela passagem do furacão Harvey e amplia por três meses o teto da dívida do governo federal. "O presidente aprecia que o Congresso tenha colocado de lado o partidarismo para agir de forma rápida visando assegurar que a primeira resposta, as autoridades locais e o pessoal federal de emergência tenham os recursos necessários para responder ao impacto dos desastres naturais em nossa Nação", declarou a porta-voz da Casa Branca Sarah Huckabee Sanders.

Aprovada no Senado na quinta-feira, a lei recebeu o apoio da maioria da Câmara dos Representantes nesta sexta, com 316 votos contra 90. Ela também amplia o financiamento do governo até dezembro. A assistência de emergência pelo furacão Harvey chega quando o gigantesco furacão Irma já ameaça o estado da Flórida.

Trump chegou a um acordo com a oposição democrata, apesar da reticência dos legisladores do partido republicano. Eles queriam que as medidas acerca da dívida e do orçamento fossem acompanhadas de cortes de gastos e que valessem pelo menos até o fim de 2018.

A lei evita que o governo interrompa os pagamentos em 1 de outubro e permite que siga funcionando sem problemas até dezembro, evitando assim a paralisação absoluta, ou "shutdown", da administração federal até essa data.

Democratas e republicanos ainda devem chegar a um acordo sobre uma solução definitiva para as questões da dívida e do orçamento. Os temas envolvem o financiamento da construção de um muro na fronteira com o México, que é rechaçado pelos democratas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895