Trump vence primárias republicanas do Iowa, projeta imprensa dos EUA

Trump vence primárias republicanas do Iowa, projeta imprensa dos EUA

Diferença na liderança contra Haley e DeSantis deverá influenciar as narrativas das campanhas a partir de agora

AFP

Trump durante discurso em Iowa

publicidade

Donald Trump venceu as primárias republicanas em Iowa, na noite desta segunda-feira, segundo projeções divulgadas pela imprensa dos Estados Unidos. Superado em 2020, o magnata volta a se consolidar como o grande favorito conservador para as eleições presidenciais de novembro.

De acordo com a CNN e a CBS, o ex-presidente, que enfrenta quatro acusações criminais, lidera seus rivais Nikki Haley e Ron DeSantis neste estado do centro-oeste, que marca o início da temporada de primárias.

Pela primeira vez desde sua fracassada tentativa de se reeleger em 2020, Trump enfrenta as urnas. O ex-presidente (2017-2021) tem uma ampla vantagem nas pesquisas e espera vencer com folga a primeira etapa do caminho para se tornar novamente o rival republicano do presidente democrata Joe Biden em novembro.

"Acredito que vamos ter uma grande noite", disse Trump em um vídeo publicado nas redes sociais. "A população é fantástica e jamais vi um espírito como o dela", acrescentou.

Por ser a primeira disputa do país, Iowa tem um grande impacto para o futuro das primárias, já que costuma marcar o impulso e as narrativas dos meios de comunicação para o restante das eleições subsequentes. Espera-se que Trump ganhe com folga, mas a margem de sua vitória estará submetida a escrutínio, já que se não for esmagadora, afetaria a sensação que se criou sobre a segurança de sua campanha.

Haley, ex-embaixadora na ONU e ex-governadora da Carolina do Sul, subiu para o segundo lugar, mas ainda tem apenas 20% de apoio segundo as pesquisas, enquanto o governador da Flórida, Ron DeSantis, tem 16%. Nas primárias republicanas também há vários candidatos com baixa intenção de votos, entre eles o empresário de biotecnologia Vivek Ramaswamy.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895