Turquia: apuração de votos indica provável segundo turno nas eleições presidenciais

Turquia: apuração de votos indica provável segundo turno nas eleições presidenciais

Com 90,6% dos votos apurados, o conservador Erdogan, de 69 anos, obteve 49,86% dos votos

R7 e AFP

Erdogan vota em eleição na Turquia

publicidade

A Turquia se encaminha para o segundo turno de sua eleição presidencial depois que o presidente e candidato à reeleição, Recep Tayyip Erdogan, e o candidato da oposição, Kemal Kiliçdaroglu, ganharam menos da metade dos votos depois que quase todas as cédulas foram contadas no domingo (14).

Com 90,6% dos votos apurados, o conservador Erdogan, de 69 anos, obteve 49,86% dos votos. Já seu oponente, o social-democrata e secularista Kiliçdaroglu, de 74 anos, obteve 44,38%, segundo a agência estatal Anadolu.

Para garantir a vitória no primeiro turno, os candidatos precisam de pelo menos 50% dos votos, mais um. Os números ainda podem mudar, mas indicam a realização de um segundo turno.

A oposição já gritou vitória. "Estamos na liderança", tuitou Kiliçdaroglu, líder do CHP (Partido Republicano do Povo). As principais figuras da oposição afirmaram que o governo estava propositalmente retardando a contagem nos distritos onde Kilicdaroglu tinha forte apoio.

Segundo o autarca, a contagem interna da oposição mostra que Kiliçdaroglu obteve 49% dos votos, e Erdogan, apenas 45%. Nenhuma das duas contagens, no entanto, evita a possibilidade de um segundo turno em duas semanas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895