Turquia confirma primeiras vítimas estrangeiras do atentado em Istambul

Turquia confirma primeiras vítimas estrangeiras do atentado em Istambul

Ao menos 36 pessoas morreram no ataque ocorrido no aeroporto de Ataturk

AFP

Turquia confirma primeiras vítimas estrangeiras do atentado em Istambul

publicidade

Um iraniano e um ucraniano são os primeiros mortos estrangeiros confirmados no atentado dessa terça-feira à noite no aeroporto Ataturk de Istambul, anunciou nesta quarta-feira uma fonte turca. "Posso confirmar que um iraniano e um ucraniano morreram no atentado de ontem", declarou a fonte, que pediu anonimato.

Ao menos 36 pessoas morreram e 147 ficaram feridas na terça-feira à noite em um atentado com três suicidas cometido no aeroporto internacional Ataturk, de Istambul, um ataque que parece levar a marca do grupo Estado Islâmico (EI). Este foi o ataque mais violento na metrópole turca, que já havia sido atingida por outros três atentados este ano.

Nos últimos meses, o grupo Falcões pela Libertação do Curdistão (TAK) realizou diversos atentados em solo turco. Suas atividades são motivo de controvérsia, já que alguns acreditam que o TAK é apenas uma franja do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a mais ativa organização militante curda, enquanto outros defendem que ele é totalmente independente.

Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo. Eles reclamam soberania sobre um território que cobre majoritariamente o Sudeste da Turquia e o Norte do Iraque e da Síria. Estima-se que o conflito de décadas com Ancara já tenha deixado mais de 40 mil mortos.





Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895