Ucrânia diz que concluiu evacuação de todos civis na siderúrgica de Azovstal

Ucrânia diz que concluiu evacuação de todos civis na siderúrgica de Azovstal

Segundo as autoridades, ainda há militares no complexo da usina

AE

O complexo de Azovstal tornou-se um ponto focal na guerra nas últimas semanas

publicidade

Todos os civis que estavam na siderúrgica Azovstal, em Mariupol, já foram resgatados, anunciou neste sábado, a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk. "Hoje conseguimos tirar 50 mulheres, crianças e idosos de Azovstal. Amanhã de manhã continuaremos com a operação de evacuação", disse via Telegram. Segundo as autoridades, ainda há militares na siderúrgica.

O complexo de Azovstal tornou-se um ponto focal na guerra nas últimas semanas. Soldados ucranianos continuam resistindo enquanto a Rússia intensifica o bombardeio da usina. "A ordem do presidente foi cumprida: todas as mulheres, crianças e idosos foram evacuados de Azovstal. Esta parte da operação humanitária Mariupol foi concluída", acrescentou. Na sexta-feira à noite, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se comprometeu em retirar todos os civis que ainda estavam presos no local.

Esse foi o terceiro grupo resgatado. Quase 500 civis já haviam sido retirados em operações anteriores com a assistência da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a vice-primeira-ministra, a evacuação era complexa e havia violações constantes do cessar-fogo por parte das forças russas.

Ainda não está claro o que acontecerá com os combatentes ucranianos, tanto aqueles que estão em combate quanto as centenas que se acredita estarem feridas. Nos últimos dias, o governo da Ucrânia tem procurado organizações internacionais para tentar garantir uma passagem segura.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895