Ucrânia espera terceira rodada de negociações com a Rússia no fim de semana

Ucrânia espera terceira rodada de negociações com a Rússia no fim de semana

Representante ucraniano afirmou que espera acordo dos russos para retomar conversas

AFP

Negociador ucraniano Mikhailo Podolyak (à direita) e o ministro da Defesa ucraniano Oleksii Reznikov (à esquerda)

publicidade

A Ucrânia espera que haja uma terceira rodada de negociações com a Rússia neste fim de semana, declarou nesta sexta-feira um dos enviados ucranianos, Mikhailo Podolyak, conselheiro do responsável da administração presidencial.

"A terceira etapa poderia acontecer amanhã ou depois de amanhã, estamos em contato permanente", afirmou Podolyak durante uma coletiva de imprensa em Leópolis (Lviv), no oeste da Ucrânia, e apontou que estão esperando apenas o acordo dos russos para voltar à mesa de negociações.

Nesta sexta-feira, as tropas russas ocupam a área da central nuclear ucraniana de Zaporizhia, que foi alvo de ataques durante a noite, informou a agência de inspeção de usinas atômicas da Ucrânia, que informou não ter detectado um vazamento radioativo.

Zaporizhia, a maior central nuclear da Europa, fica 150 quilômetros ao Norte da península da Crimeia. De acordo com o governo de Kiev, projéteis russos que atingiram a usina nas primeiras horas da sexta-feira provocaram um incêndio em um edifício e um laboratório.

Mais de 1,2 milhão de refugiados

Mais de 1,2 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, segundo os últimos dados da ONU publicados nesta sexta-feira. 

A Ucrânia faz fronteira com sete países, Rússia ao norte e ao leste, Belarus ao norte, Polônia e Eslováquia ao oeste e Romênia, Hungria e Moldávia no sudoeste.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895