Ucrânia pedirá inclusão de Odessa na lista de patrimônio mundial da Unesco

Ucrânia pedirá inclusão de Odessa na lista de patrimônio mundial da Unesco

De acordo com ministro ucraniano, Odessa "está em perigo" devido a "bombardeios frequentes"

AFP

publicidade

A Ucrânia anunciou nesta terça-feira que vai solicitar a inscrição do centro histórico de Odessa, famoso por sua arquitetura e "atingido por bombardeios", na lista do patrimônio mundial da Unesco, segundo um comunicado da organização da ONU.

O ministro da Cultura e Informação da Ucrânia, Oleksandr Tkachenko, foi recebido pela diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, na sede da organização em Paris, e anunciou que solicitará a inscrição do centro histórico de Odessa na famosa lista. "Reconhecido nacionalmente, este patrimônio está localizado a apenas algumas dezenas de quilômetros da linha de frente e já foi atingido por bombardeios", disse a Unesco.

De acordo com Tkachenko à AFP, Odessa "está em perigo" devido a "bombardeios frequentes". "Seu centro histórico é realmente único e muito europeu, com várias avenidas arborizadas e inúmeros monumentos que homenageiam a história da Ucrânia", acrescentou o ministro.

Este porto do Mar Negro, famoso por suas escadarias monumentais, é um ponto estratégico na guerra e foi bombardeado várias vezes pela Rússia. "Em 24 de julho de 2022, uma parte do grande vitral e as janelas do Museu de Belas Artes, inaugurado em 1899, foram assim destruídos", detalhou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

"A Unesco já mobilizou especialistas internacionais para dar suporte técnico ao país para que essa candidatura seja analisada com urgência pelos Estados-membros do Comitê do Patrimônio Mundial com vistas à inscrição na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista do Patrimônio Mundial em Pperigo", acrescentou a organização.

"O comitê do patrimônio mundial também será recomendado a inscrever os locais de Kiev e Lviv, que também estão ameaçados, na lista do patrimônio mundial em perigo", segundo o comunicado.

A inscrição nesta lista "provavelmente evitará novos ataques em Odessa", disse o ministro Oleksandr Tkachenko à AFP nesta terça-feira. "É um gesto importante e um reconhecimento da importância do centro histórico de Odessa", que faz parte "não apenas do patrimônio ucraniano, mas também do patrimônio mundial", disse ele.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895