UE aumentará apoio militar à Ucrânia para mais de 3 bilhões de euros

UE aumentará apoio militar à Ucrânia para mais de 3 bilhões de euros

Mudança deve ser aprovada pelo bloco na próxima semana

AFP

publicidade

O chefe de diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, anunciou nesta quinta-feira (13) um aumento no apoio militar para a Ucrânia, que deve ficar em "mais de 3 bilhões de euros". No anúncio, feito em paralelo a uma reunião ministerial da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Borrell informou que a mudança deve ser aprovado pelo bloco na próxima semana.

"Estou aqui para informar aos membros da OTAN que vamos aprovar, possivelmente na segunda-feira (...), uma nova parcela do nosso apoio às forças armadas da Ucrânia, para mais de 3 bilhões de euros", procedentes do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (EPF, na sigla em inglês), declarou o diplomata espanhol.

Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, a UE já disponibilizou cerca de 2,5 bilhões de euros, dos 5,7 bilhões de euros que constituem o EPF. De acordo com Borrell, essa nova parcela deverá ser de mais 500 milhões de euros.

Os recursos do fundo também serão utilizados para financiar um ambicioso projeto de treinamento para aproximadamente 15.000 soldados ucranianos em vários Estados-membros do bloco. Na segunda-feira (17), os ministros de Relações Exteriores dos países da UE farão uma reunião em Luxemburgo. Durante esse encontro, a ampliação do pacote de ajuda militar destinado à Ucrânia deve ser aprovada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895