UE fecha acordo para remover conteúdos online "de caráter terrorista"

UE fecha acordo para remover conteúdos online "de caráter terrorista"

Regulamento foi proposto pela Comissão Europeia em 2018 e ainda deve ser formalmente adotado

AFP

Para o grego Margaritis Schinas, o acordo é um passo importante para ajudar a prevenir futuros ataques

publicidade

Negociadores do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia (UE) alcançaram, nesta quinta-feira, um acordo político sobre um regulamento para retirar, no prazo de uma hora, conteúdos online "de caráter terrorista".

Proposto pela Comissão Europeia em 2018, esse regulamento ainda deve ser formalmente adotado pelo Parlamento e pelo Conselho, entidade que representa os Estados que integram a UE. "O acordo dessa quinta-feira é um passo importante para ajudar a prevenir futuros ataques", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, o grego Margaritis Schinas.

Para ele, trata-se de um "acordo histórico", porque permite "enfrentar a proliferação de conteúdo terrorista online". Já o secretário francês para Assuntos Europeus, Clement Beaune, tuitou que é "avanço enorme".

Um dos proponentes do regulamento, o eurolegislador conservador espanhol Javier Zarzalejos, apontou que "a propaganda terrorista teve um papel-chave nos recentes ataques na Europa". "A diferença entre um vídeo que está online durante uma hora, três horas, ou 24 horas, é de milhões de visitas", acrescentou.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895