Um morre e 32 ficam feridos em queda de helicóptero na Escócia

Um morre e 32 ficam feridos em queda de helicóptero na Escócia

Acidente ocorreu durante show em Glasgow na madrugada deste sábado

AFP

Acidente ocorreu durante show em Glasgow

publicidade

Uma pessoa morreu e pelo menos 32 foram hospitalizadas, na cidade escocesa de Glasgow, após um helicóptero policial ter caído sobre um bar nas primeiras horas da madrugada deste sábado. "Confirmamos um morto. Acreditamos que esta cifra deve aumentar nas próximas horas", declarou o chefe da políca escocesa, Stephen House. Segundo House, os bombeiros prosseguiam com as tarefas de resgate. "Trabalhamos intensamente para tentar encontrar pessoas que ainda estejam no prédio", declarou a chefe adjunta da polícia escocesa, Rose Fitzpatrick.

O helicóptero, um Eurocopter EC135 T2, caiu sobre o telhado do pub Clutha Vaults às 22h25min locais, na véspara da festa de Santo André, padroeiro dos escoceses. A aeronave transportava três pessoas, dois agentes da polícia e o piloto.

Segundo os serviços de emergência, cerca de 100 pessoas assistiam a um show no pub. Jim Murphy, parlamentar e porta-voz da Defesa, revelou que dirigia pelas ruas do bairro quando "em pouco segundos viu a queda de um helicóptero sobre um pub", o que deixou "vários feridos". "É um pub conhecido de Glasgow. Foi horrível, mas acabou bem para as pessoas que estavam lá fora (no exterior do bar). "Eles formaram uma corrente humana para sair do pub, e os bombeiros chegaram rapidamente", disse Murphy. 

Fotos postadas nas redes sociais mostram um helicóptero escuro com inscrições em amarelo sobre o pub "Clutha". "Não houve disparos ou qualquer explosão. Ele caiu como uma pedra", disse Gordon Smart, jornalista da edição escocesa do jornal The Sun.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, revelou no Twitter que seus "pensamentos estão com todos os afetados pelo acidente de helicóptero em Glasgow". Grace MacLean, que estava no pub no momento do acidente, declarou à BBC que um grupo tocava no local para muitas pessoas quando ocorreu o impacto, "mas sem explosão". "O grupo (musical) riu e brincamos que tinham provocado a queda do teto. Então seguiram tocando e o teto acabou cedendo, começaram a gritar e tudo se encheu de poeira. Não se via nada e não se podia respirar".


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895