Vídeo: Arqueólogos descobrem bar de 5 mil anos no Iraque

Vídeo: Arqueólogos descobrem bar de 5 mil anos no Iraque

Entre as descobertas, estão os restos de um sistema primitivo de refrigeração, um forno grande, banco para refeições e tigelas com vestígios de comida

AFP

Achado que vai permitir conhecer melhor o modo de vida de comunidades nas primeiras cidades do mundo

publicidade

Arqueólogos descobriram os restos de uma "taberna" de quase 5 mil anos no Sul do Iraque, um achado que vai permitir conhecer melhor o modo de vida de comunidades nas primeiras cidades do mundo.

Uma equipe conjunta da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e da Universidade de Pisa, na Itália, fez a descoberta nas ruínas da antiga cidade de Lagash, a Noroeste da Nassíria, conhecida por ter um dos primeiros centros urbanos da civilização suméria do Iraque antigo.

Entre as descobertas, estão os restos de um sistema primitivo de refrigeração, um forno grande, banco para refeições e cerca de 150 tigelas com vestígios de comida. Nestes recipientes, havia ossos de peixes e outros animais, junto às evidências de consumo de cerveja, comum entre os sumérios. A descoberta foi chamada de "taberna" porque a cerveja é "de longe, a bebida mais comum, mais do que a água, para os sumérios".

As primeiras cidades do mundo se desenvolveram no que hoje corresponde ao sul do Iraque, depois de excedentes agrícolas proporcionados pela domesticação das colheitas permitirem o surgimento de novas classes sociais.

A localidade de Lagash, perto da confluência dos rios Tigre e Eufrates, era chamada de ‘jardim dos deuses’ pela fertilidade e deu origem a uma série de cidades sumérias que datam do período dinástico.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895