Vídeo mostra pouso de nave chinesa que coletou amostras da Lua

Vídeo mostra pouso de nave chinesa que coletou amostras da Lua

Chang'e deve retornar novos materiais 40 anos após última missão do tipo

Correio do Povo

Sonda efetuou com sucesso alunissagem

publicidade

A agência espacial chinesa (CNSA) divulgou um vídeo que mostra o pouso da sonda Chang'e 5. O equipamento robótico perfurou a superfície da Lua, nesta quarta-feira, após pousar no satélite com sucesso, na primeira tentativa em 40 anos de se trazer amostras lunares à Terra.

Esta missão é muito delicada tecnicamente e constitui uma nova etapa do ambicioso programa espacial chinês, que levou um robô teleguiado à face oculta da Lua no começo de 2019 - algo inédito no mundo. A China tem investido bilhões de dólares em seu programa espacial, com a esperança de contar com uma estação espacial tripulada em 2022 e, eventualmente, enviar seres humanos à Lua.

O objetivo dessa nova missão é trazer amostras de poeira e de rochas lunares para ajudar os cientistas a entenderem melhor as origens da Lua, sua formação e atividade vulcânica em sua superfície. A sonda Chang'e-5 "alunissou na face visível da Lua na tarde de terça-feira", informou a agência estatal de notícias Xinhua, citando a Administração Espacial Nacional Chinesa.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895