Vulcão Stromboli registra nova erupção na Itália
capa

Vulcão Stromboli registra nova erupção na Itália

Autoridades executam operação de combate a incêndios florestais

Por
AFP

Stromboli é um dos únicos vulcões em atividade contínua

publicidade

O vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome no litoral da Sicília, sul da Itália, voltou a registrar uma forte erupção nesta quarta-feira. Segundo os bombeiros locais no Twitter, a erupção ocorreu na lateral centro-sul da cratera. As autoridades colocaram em andamento uma operação para controlar os incêndios florestais provocados pela erupção, acrescentou a fonte.

Stromboli registrou duas fortes explosões em 3 de julho, também na lateral centro-sul de sua principal cratera, provocando a morte de um excursionista siciliano de 35 anos. As erupções foram precedidas na ocasião por fluxos de lava, que formaram uma coluna de fumaça e cinzas de dois quilômetros de altura.

O vulcão, cuja cúpula se encontra a 920 metros de altura e a base a 2.000 metros de profundidade, é um dos poucos do mundo com atividade praticamente contínua, segundo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV). Em circunstâncias normais, o chamado "farol do Mar Tirreno" é frequentemente sacudido por pequenas erupções, que não afastam os excursionistas que o escalam.