Nasa idealiza projeto com cidades flutuantes em Vênus

Nasa idealiza projeto com cidades flutuantes em Vênus

Temperatura média na superfície do planeta é de 462°C

Correio do Povo

Ainda é um projeto longe de ser executado, mas um dia uma missão tripulada ficaria 30 dias explorando planetas próximos

publicidade

A NASA estaria idealizando um projeto onde uma cidade flutuante seria construída a 30 milhas, cerca de 50km, acima da superfície escaldante do planeta Vênus. A novidade foi tema de uma matéria especial do site da CNN nesta terça-feira. O projeto serviria para hospedar equipes de astronautas que estudariam um dos planetas mais inóspitos do sistema solar.

Ainda é um projeto longe de ser executado, mas um dia uma missão tripulada ficaria 30 dias explorando planetas próximos da Terra. Eventualmente, a missão poderia contar com um morador permanente, segundo a CNN.

"Trabalhamos com o conceito de um veículo mais leve do que o ar, que poderia levar instrumentos e sondas , ou um veículo habitável para uma tripulação de dois astronautas", disse o engenheiro aeroespacial Christopher Jones da Área de Análise de Missões Espaciais .

Jones afirma que o estudo mostrou que a missão exigiria menos tempo para ser concluída do que as missões tripuladas a outros planetas e até poderia ser um treino para uma missão a Marte. Vênus tem a vantagem de ser muito mais perto da Terra. A distância mínima entre o planeta Terra e Vênus é de 38 milhões de quilômetros, em comparação com 54,6 milhões de Marte.

Condições climáticas

Vênus é quente e sulfuroso, resumindo: um lugar infernal, cuja a superfície tem mais vulcões do que qualquer outro planeta do sistema solar. A temperatura média é de 462°C e tem uma pressão atmosférica 92 vezes maior do que a da Terra. A camada de nuvens de ácido sulfúrico não permitiria nem mesmo que uma sonda funcionasse por mais de duas horas. O planeta tem uma superfície quente, capaz de derreter até mesmo chumbo.

No entanto, acima de tudo isso, a uma altitude de 50km, os cientistas dizem que as condições são praticamente iguais as da Terra. Nenhum outro planeta teria algo parecido. A gravidade a esta altitude é apenas um pouco menor do que a da Terra, sua pressão atmosférica é semelhante e há uma camada que oferece proteção suficiente de proteção contra a radiação solar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895