Pelotas confirma primeiro caso de transmissão comunitária de Covid-19

Pelotas confirma primeiro caso de transmissão comunitária de Covid-19

Cidade tem 10 casos confirmados

Angélica Angélica

Dos novos casos, quatro são mulheres com idades de 52, 54, 61 e 63 anos

publicidade

Nesta sexta-feira Santa, Pelotas, no sul do Estado, chegou a dez casos confirmados de Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus. São cinco novos casos que se somam a outros cinco anteriormente confirmados. Dos novos casos, quatro são mulheres com idades de 52, 54, 61 e 63 anos. Todas permanecem em suas casas, em isolamento domiciliar, com a evolução dos quadros de saúde sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde. 

As cinco  viajaram para locais aonde o vírus se alastrou e nos locais tiveram contato com pessoas infectadas. Os casos foram analisados por laboratórios particulares credenciados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), não mais necessitando de contraprova. 

O quinto novo caso diagnosticado é o primeiro caracterizado por transmissão comunitária em Pelotas. O paciente é um homem, de 29 anos, que não viajou nos últimos dias e nem manteve contato direto com outras pessoas confirmadas para Covid-19. Não sendo possível identificar a origem da contaminação, por este motivo ela se caracteriza por transmissão comunitária. 

A Vigilância Epidemiológica do Município, em conjunto com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde investiga  a situação deste caso e está tomando as medidas necessárias para a mitigação de danos e controle da transmissão. O paciente é um médico residente do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A instituição é referência para Covid-19 em Pelotas. 

Conforme assessoria da instituição o paciente foi afastado do trabalho. As outras pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitoradas pelo Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST) e estão atuando com equipamentos de proteção individual orientados pela Anvisa. Caso apresentem sintomas seguirão protocolos estabelecidos pelo hospital. 

No HE há dois pacientes internados com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, aguardando a confirmação de exames enviados ao LACEN. Um deles é um homem, de 47 anos, morador de Pelotas que deu entrada no local no último dia 4. O outro também suspeito é morador de outra cidade, um homem, de 58 anos, internado desde o último dia 8. O caso confirmado de coronavírus internado no HE desde o último dia 31 é um homem de 70 anos, morador de Canguçu.

O primeiro caso de diagnóstico de coronavírus na cidade é de uma mulher, de 71 anos que já é considerada curada. O segundo e terceiro caso são de homens, de 71, que já é considerada curada. O segundo e terceiro caso são de homens, de 71 e 55 anos, respectivamente. O idoso está internado em hospital de Porto Alegre e outro em isolamento domiciliar. Duas mulheres, mãe e filha, estiveram internadas em um hospital de Pelotas e foram diagnosticadas com a Covid-19. Eles tiveram alta e estão isoladas em casa.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895