Áreas sem iluminação da Praça da Alfândega geram temor de assaltos

Áreas sem iluminação da Praça da Alfândega geram temor de assaltos

Smov afirma que sistema sofreu curto-circuito e deve ser normalizado

Bruna Cabrera

Smov afirma que sistema sofreu curto-circuito e deve ser normalizado

publicidade

A sensação de insegurança em Porto Alegre aumentou com a falta de policiais militares na cidade. A ausência da Brigada Militar (BM) ficou ainda mais evidente com a operação padrão de servidores da segurança por conta do parcelamento de salários do governo do Estado. Quem anda pelo Centro da cidade convive com o medo e precisa elaborar maneiras de escapar de assaltos. A Praça da Alfândega, local por onde passam milhares de pessoas todos os dias, ficou com parte dos postes sem iluminação na última quarta-feira.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), em torno de 20 lâmpadas apresentaram curto-circuito nos últimos dias. O Departamento de Iluminação Pública (DIP) consertou e a iluminação deve normalizar a partir desta quinta-feira. "Mas é um problema que tem sido recorrente que vai e volta", de acordo com a Smov.

O diretor do DIP, Luiz Fernando Colombo, disse que na noite dessa quarta-feira houve a ocorrência de que a praça estava parcialmente no escuro, e que foi mandada uma equipe para resolver do problema. Colombo explicou que o DR, que é um sistema de prevenção de curtos-circuitos, havia desligado. “Isso pode ocorrer quando há problemas na rede”, explicou. Nesta quinta-feira, uma equipe fará nova vistoria no local para saber se o DR desliga por razões humanas ou falhas técnicas.

Assaltos

Somente nas últimas três semanas, três pessoas foram assaltadas quando passavam pelo Praça da Alfândega. Uma delas foi abordada no começo do dia, quando ainda não há luz natural. O episódio mais recente envolveu dois jornalistas da Rádio Guaíba, vítimas de um arrastão. Ao menos três homens, armados, participaram do crime, roubando uma mochila e celulares. Quem caminha pelo local no cair da noite encontra um lugar escuro e sem a presença de policiais militares. Pelo menos cinco postes, colocados próximos aos bancos, não têm luz. A iluminação parcial é proporcionada por lojas que ficam no lado oposto da praça.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895