Adolescentes fogem durante oficina de culinária na Fase, em Porto Alegre
Três internos considerados agressivos fugiram da instituição na Vila Cruzeiro do Sul
publicidade
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) confirmou ao Correio do Povo que três internos, com idades entre 16 e 17 anos, fugiram da Comunidade Socioeducativa(CSE), uma unidade de internação para adolescentes com perfil agressivo, na Vila Cruzeiro, na zona Sul de Porto Alegre. A fuga teria ocorrido no final da tarde de terça-feira, durante um curso de culinária ministrado em uma ala do prédio.
De acordo com funcionários, o trio participava de uma oficina de preparação de hambúrgueres artesanais quando, próximo às 18h30min, subiu nas grandes se apoiando em um hidrante, junto ao muro de contenção. Quando já estavam passando para o lado externo, ainda segundo os relatos, eles chegaram a ter os pés agarrados por agentes socioeducadores que, com receio dos internos se machucarem nos arames farpados, preferiram soltá-los. Ninguém ficou ferido.
Conforme a diretora socioeducativa da Fase, Cláudia Redin Patel, os adolescentes não levaram as facas de até 20 centímetros que são disponibilizadas a eles nessa oficina. O caso, segundo ela, já foi comunicado à 3ª Vara do Juizado da Infância e Juventude, que adotará medidas cabíveis. "Adotamos procedimentos previstos no Manual de Ações de Segurança da Fase, com formalização de boletim de ocorrência e comunicação ao Juizado da Infância e Juventude", destacou.
Antes de saírem das dependências da instituição, os fugitivos foram avistados por funcionários correndo em direção a uma invasão, enquanto ainda vestiam aventais de culinária. As moradias foram construídas dentro do terreno da Fase e permitem acesso direto para a Vila Cruzeiro do Sul.
Os servidores contam que o portão que separa essa invasão e as unidades da Fase está fora de funcionamento. Além disso, eles afirmam que a empresa que presta serviços terceirizados de segurança para a instituição também não dispõe de nenhum funcionário para vigiar esse ponto do terreno.
O trio que fugiu já havia participado de dois motins. Além de registros por roubo e tráfico, todos eles tem envolvimento em homicídios. Um deles, de primeiro nome 'Silvio', consta como acusado em um processo de homicídio envolvendo o líder de facção Jackson Peixoto Rodrigues, o 'Nego Jackson', que cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).
Em nota, a Fase destacou que estuda mudanças estruturais para fortalecer procedimentos e prevenir novas ocorrências. O comunicado ainda informa que a fuga ocorreu quando os adolescentes retornavam para o setor onde cumprem medidas socioeducativas.
Confira a nota da Fase:
Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) informa a fuga de três adolescentes atendidos pela Comunidade Socioeducativa (CSE), unidade localizada no Bairro Cruzeiro, em Porto Alegre, no final da tarde de terça-feira (31/10).
Os socioeducandos haviam concluído aula do curso de gastronomia, em espaço anexo à unidade, e estavam retornando para o setor onde cumprem a medida socioeducativa.
Os adolescentes escalaram o portão situado no pátio interno do complexo da Fase. A ocorrência foi formalizada por meio de boletim de ocorrência e o fato comunicado ao Juizado da Infância e da Juventude.
A Fase adotou as medidas de gerenciamento de ações de segurança e estuda mudanças estruturais para fortalecer procedimentos e prevenir novas ocorrências.