Após chacina, Schirmer determina reforço policial em Viamão

Após chacina, Schirmer determina reforço policial em Viamão

Policiais civis e parte da tropa do Batalhão de Operações Especiais da BM chegam a cidade nesta tarde

Correio do Povo

Cezar Schirmer,secretário de Segurança, determinou reforço policial em Viamão

publicidade

O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, determinou reforço policial em Viamão, na região Metropolitana, por causa da chacina que vitimou sete pessoas.  “Tivemos uma chacina como resultado do recrudescimento da guerra entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Infelizmente o consumo de drogas vem crescendo de forma exponencial e isso tem consequências no mundo do crime”, declarou.

“Já preparamos uma pronta resposta e vamos enfrentar esta provocação e esta guerra entre traficantes de forma firme, enérgica e determinada”, acrescentou. O reforço já foi adotado pelas duas instituições policiais. O Chefe de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, determinou o envio de cinco agentes do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa para reforçar as investigações da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Viamão sobre o caso.

Ele enviou ainda pela manhã o Subchefe da PC, delegado Leonel Carivali, para uma reunião de emergência com a delegada Caroline Jacobs e com o titular da 1ªDelegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Carlos Henrique Braga Wendt. “Os cinco policiais civis vão permanecer o tempo que for necessário para contribuir com a elucidação do caso que chama bastante a atenção. Precisamos buscar respostas rápida e concreta sobre o que efetivamente aconteceu”, disse o delegado Leonel Carivali, considerado que pode ser um caso pontual diante da redução dos índices de criminalidade.

“As informações que chegam da comunidade são extremamente importantes e garantimos o anonimato delas”, destacou. Além do telefone 197 da PC, as denúncias podem ser repassadas ao 181 da Secretaria da Segurança Pública. “Estamos desencadeando todas as ações para chegar à autoria desse crime”, enfatizou. Para o delegado Carlos Wendt, o caso pode ter sido “uma situação pontual e atípica principalmente na região onde ocorreu”.

A reunião de emergência contou também com a participação do responsável pelo Comando de Policiamento Metropolitano da Brigada Militar, coronel Oto Eduardo Rosa Amorim, e do comandante do 18º BPM, coronel José Carlos Pacheco Ferreira. “Esses homicídios nos preocupa pelo número de pessoas mortas” avaliou o comandante do CPM, apontando que a região foi cercada pelo efetivo do 18º BPM logo após o recebimento da ocorrência.

“Temos de dar uma sensação de segurança para a comunidade”, assegurou, apontando ainda a necessidade de prevenir novos episódios decorrentes da guerra entre facções criminosas rivais. O coronel Oto Eduardo Rosa Amorim explicou ainda que o reforço é dos pelotões de operações especiais dos batalhões das cidades vizinhas de Viamão. Ele frisou que o policiamento ostensivo intensificado não será apenas no bairro Parque Índio Jari mas em toda a cidade de Viamão.

Uma parte do efetivo do 1º Batalhão de Operações Especiais (1ºBOE) de Porto Alegre também foi deslocada no início da tarde para desenvolver ações até de madrugada. A BM e a Polícia Civil estão trocando informações entre si.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895