Após prender estelionatárias, Polícia investiga atuação de financeira no RS

Após prender estelionatárias, Polícia investiga atuação de financeira no RS

Cinco lojas de empresa que atua em todo o País são alvo da investigação

Rádio Guaíba

publicidade

Depois de prender, nesta quinta-feira, duas mulheres acusadas de aplicar golpes em aposentados e funcionários públicos, a Polícia Civil decidiu investigar dois empresários que mantêm franquias de uma financeira de grande porte em pelo menos cinco municípios gaúchos. A estimativa da Polícia é de que, só entre outubro e novembro deste ano, o esquema tenha faturado cerca de R$ 200 mil. A dupla detida hoje atuava na filial da companhia - de nome mantido em sigilo - em Guaíba, e a suspeita é de que integre quadrilha responsável por centenas de estelionatos.

Por enquanto, somente 16 vítimas foram identificadas. No esquema criminoso, os golpistas repassavam empréstimos acima dos valores solicitados, sem conhecimento dos clientes. Os funcionários prometiam que o erro seria corrigido, mas, na prática, os idosos eram obrigados a pagar os valores com juros. Além disso, posteriormente, os estelionatários falsificavam documentos, como contra-cheques, para sacar novos empréstimos em nome das vítimas.

“Normalmente, os criminosos aproveitavam a boa-fé de aposentados para lesá-los duplamente”, afirmou o titular da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Edilson Paim. Os proprietários da loja de Guaíba também possuem filiais da financeira em Porto Alegre, Santo Ângelo, Taquara, e Esteio. “Vamos entrar em contato com agentes de todas as cidades para que sejam apuradas eventuais irregularidades nestas cidades”, afirmou o delegado.

A investigação identificou que nomes de pessoas mortas também foram utilizados no esquema criminoso. Todos os dados do inquérito serão encaminhados ao Banco Central, responsável por fiscalizar a atuação de financeiras.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895