Armas compradas no Paraguai por facção gaúcha são localizadas em ônibus

Armas compradas no Paraguai por facção gaúcha são localizadas em ônibus

Arsenal estava dentro de ônibus abordado em Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná

Marcel Horowitz

Armamento teria sido comprado por facção com base no Vale do Sinos

publicidade

A Polícia Civil anunciou, nesta segunda-feira, que foram apreendidas armas de grosso calibre, escondidas em um ônibus, abordado no município de Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná. A suspeita é que o arsenal tenha sido adquiridos no Paraguai.

A apreensão ocorreu a 22 quilômetros de Foz do Iguaçu, próximo da fronteira com o país vizinho. Os compradores seriam integrantes de uma facção com base no Vale do Sinos.

O veículo estava apreendido desde o final de janeiro, quando foi alvo de fiscalização da Receita Federal, na Alfândega de Foz do Iguaçu. A ação ocorreu dentro do monitoramento feito pelos policiais gaúchos, que já apontavam que o ônibus era usado para transporte de armamento.

Na ocasião, no entanto, a revista veicular não encontrou os ilícitos que eram esperados, somente aparelhos eletrônicos e medicamentos. Ninguém foi preso.

Uma nova busca foi realizada no automotor, no domingo, resultando na localização de um fundo falso, onde as armas estavam escondidas. Foram apreendidos dois fuzis no calibre .556, uma carabina calibre nove milímetros, uma espingarda calibre 12 e mais duas pistolas, no calibre nove milímetros, de uso restrito.

A apreensão é resultado de investigações da 1ª DP de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo a instituição, o ônibus partiu de São Leopoldo, com o objetivo de buscar as armas para os traficantes.

Em 2023, de acordo com a Secretaria estadual da Segurança Pública (SSP), foram apreendidas 9 mil armas no RS. A maior parte das peças vêm do Paraguai, Argentina e Uruguai.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895